Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRE-RJ inicia remanejamento de zonas eleitorais da Capital em junho

    Serão extintas 48 das 97 ZEs, mas eleitor não precisará atualizar o título

    A partir de junho, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro dará início ao processo de extinção de 48 das 97 zonas eleitorais da Capital, que deve se estender até o início de agosto. Os eleitores cujas zonas eleitorais serão incorporadas a outras não precisam realizar nenhum tipo de operação, desde que sua situação esteja regular. Os locais de votação dos eleitores também não devem ser alterados, mas é sempre recomendável, antes de qualquer pleito, conferir o endereço de sua seção eleitoral.

    A primeira zona eleitoral extinta será a 12ª ZE (Cascadura), cujos eleitores passarão a ser atendidos pela 118ª (Cascadura) a partir do dia 9 de junho. Na tabela abaixo, é possível consultar a relação completa das zonas eleitorais da Capital, com os novos endereços e as datas do rezoneamento, bem como os períodos em que o atendimento será limitado devido às mudanças.

    O remanejamento atende a uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, em março, aprovou a Resolução 23.512/2017 e publicou a Portaria 207/2017, com o objetivo de realizar um rezoneamento eleitoral para "aprimorar o trabalho e economizar gastos com as zonas eleitorais". Segundo o TSE, a medida deve promover uma economia de cerca de R$ 13 milhões por ano. Em todo o país, serão extintas 72 zonas eleitorais em 16 capitais.

    Zonas eleitorais do interior

    O remanejamento das zonas eleitorais do interior do estado ainda está sendo estudado pelo TRE-RJ, de modo a atender à Portaria 372/2017 do TSE, que disciplinou o assunto.

    ***

    DÚVIDAS FREQUENTES

    O que muda com o rezoneamento?

    R: No município do Rio, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral, serão extintas 48 das 97 zonas eleitorais. Os eleitores das zonas eleitorais extintas serão automaticamente transferidos para as zonas eleitorais às quais foram agregadas, conforme tabela abaixo.

    Meu local de votação vai mudar?

    R: Não, o local deve continuar o mesmo. Sempre é recomendável, porém, antes de qualquer eleição, conferir os endereços dos locais de votação, pois eventualmente as zonas eleitorais alteram seu locais de votação devido a questões de logística.

    Preciso "atualizar" meu título?

    R: Não, os eleitores cujas zonas eleitorais foram agregadas a outras não precisam realizar nenhum tipo de operação, desde que sua situação esteja regular.

    Como saber se minha zona eleitoral foi extinta?

    R: Confira, na tabela abaixo, a relação completa das zonas eleitorais que serão extintas, com os novos endereços de atendimento e o cronograma das mudanças. A lista também está disponível em www.tre-rj.jus.br.

    ***

    REZONEAMENTO NA CAPITAL - CRONOGRAMA DE MUDANÇAS *

    * As datas ainda podem sofrer alterações; recomendamos confirmar os endereços em www.tre-rj.jus.br ou na Central de Atendimento Telefônico (21-3436-9000) antes de se dirigir à zona eleitoral.

    • Publicações1679
    • Seguidores82
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações793
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-rj-inicia-remanejamento-de-zonas-eleitorais-da-capital-em-junho/463440032

    Informações relacionadas

    Rezoneamento: mais sete ZEs encerram suas atividades na semana que vem

    Confira a lista de seções e Zonas Eleitorais que sofreram alterações em decorrência do Rezoneamento

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)